Água leva lição às escolas

Gaia oferece 13.800 kits pedagógicos a todas as EB1 e JI do concelho
17-03-2016

O Município de Gaia está a distribuir 13.800 kits educativos a todas as escolas EB1 e Jardins de Infância do concelho: mochila, garrafa para água com a mascote Super Hidro, boné e livro sobre a importância da água na vida.

“Esta lembrança é para passar a ideia que é muito importante beber água. O objetivo é que tenham a consciência da importância da água, para o vosso crescimento, para o vosso corpo humano, para a vossa vida”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, na penúltima ação de distribuição, que decorreu na EB1 da Afurada de Baixo.

O ciclo da água, a forma como o ciclo urbano da água funciona, desde a captação, tratamento e entrada nas casas, assim como o apelo ao consumo da água pública do concelho são as principais mensagens que integram a iniciativa, segundo explicou Miguel Lemos, administrador da Águas de Gaia, acrescentando: “O livro faz referência, também, à excelente qualidade da água, que é monitorizada todos os dias, de forma a sensibilizar as crianças, principais vectores de informação aos pais, para o consumo da água da torneira em vez da engarrafada”.

A ideia foi concebida e implementada pela empresa municipal Águas de Gaia. O objetivo pedagógico compreende, também, o desenvolvimento de 200 ações (120 nas EB1 e 80 nos JI) de sensibilização sobre a importância da água, da poupança e do consumo.

“Pretendemos apelar ao não desperdício, precisamente devido à importância da poupança da água. E queremos ensinar às crianças o ciclo da água, fazendo ações de sensibilização e algumas experiências em que são envolvidos os professores das atividades extra curriculares do projeto “[email protected]+””, disse o administrador da Águas de Gaia, antecipando o impacto do programa nas crianças com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos ou 3 e 5 anos.

“Nós temos de ter humildade de agradecer muito a quem, num momento difícil a nível financeiro, fez o favor de melhorar as condições de ensino e de aprendizagem na unidade educativa da Afurada de Baixo e de todas as escolas do concelho”, disse António Duarte, diretor do Agrupamento de Escolas, dirigindo-se ao presidente da Câmara e aos alunos ali presentes que aplaudiram a presente iniciativa e as melhorias no parque escolar.

A sessão terminou com um agradecimento das crianças, em forma de momento musical, em que foi recordado o tema “Play Back” de Carlos Paião.A iniciativa evoca, ainda, o Dia Internacional da Água, que se comemora a 22 de março

Leave a Comment