Benefícios do Exercício Físico | Dia Mundial do Cancro

Exercício físico na Prevenção

Estudos cientificamente comprovados mostram uma correlação direta na prevenção do cancro da mama e do colo do útero com o exercício fisico, existindo também indícios da correlação direta com outros tipos de cancro, como da próstata, pulmão, endométrio, estomago, fígado e rim.
O exercício físico aumenta o volume cardíaco, aumentando o trabalho do sistema respiratório, do sistema nervoso e de vários hormônios, que têm de integrar a resposta do organismo ao exercício e regular as mudanças metabólicas que ocorrem nos músculos e em outros tecidos.

Exercício Físico durante o tratamento

Durante a toma de anti hormonais, da quimioterapia, da radioterapia e na pós-cirurgia o exercício físico melhora a tolerância aos mesmos, havendo menos efeitos secundários.
O sistema muscular esquelético, desenvolve novas células saudáveis em substituição às células que morreram como consequência do tratamento.
Devido à capacidade de endurance dos músculos respiratórios, o sistema pulmonar, melhora o volume, havendo diminuição do trabalho respiratório e maior capacidade de trocas gasosas.
Assim o exercício proporciona melhorias no metabolismo, no transporte de oxigênio e no funcionamento do sistema nervoso central e periférico transmitindo um sentimento geral de bem-estar.

Exercício Físico Pós doença

Os estudos comprovam a redução da mortalidade em 45% nos pós pacientes que realizam exercício físico regular. Quem o pratica aumenta:
• A capacidade Física;
• A qualidade de vida;
• A saúde mental;
• A funcionalidade;
• A imunidade
• A sobrevida
As recomendações da Organização Mundial de Saúde são apenas 150 minutos por semana.
Apenas 30 minutos por dia de atividade física moderada, aquela que faz transpirar e que aumenta o batimento cardíaco. Idealmente devemos combinar exercícios aeróbios, com treino de força e flexibilidade devidamente orientados e personalizados.

O exercício físico é o medicamento mais barato e o mais incrível é que está ao alcance de todos nós.

“Não deixem de conhecer e de tomar este medicamento tão valioso”

Leave a Comment