fbpx

Cardo Roxo

Os “Concertos no Sítio Certo” são um conjunto de momentos musicais, protagonizados por artistas com linguagens estéticas diversas em locais alternativos às salas de espetáculos, transmitidos online durante o verão.
Este ciclo resulta de um desafio do Município de Gaia a músicos e técnicos para repensarem os seus espetáculos, a fim de se adaptarem à grande e repentina mudança nos hábitos sociais, imposta pelo Covid-19, e que se fez sentir particularmente no setor cultural. Três artistas Gaienses e uma jovem promessa nacional, compõem o cartaz de agosto dos “Concertos no Sítio Certo”, que serão transmitidos através do Youtube, Facebook e Instagram municipais, aos domingos, às 19h00.

Cardo-Roxo, criado em 2012, é um ensemble dirigido por Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves, cuja constituição varia com o carácter de cada programa. Dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva. Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (nomeadamente violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, etc.), da exploração vocal, e da fusão estética (música tradicional/antiga/contemporânea), pretende criar uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia. A sua música apela a uma escuta ativa e ao silêncio enquanto desperta a memória coletiva levando o público numa viagem sonora que envolve e conforta.
Realizaram já quatro edições discográficas de autor, dedicadas a diferentes temáticas: “Alvorada” (2015), “Vai-te Cuca” (2016), “Volto Já” (2017) e “No Monte das Oliveiras” (2019).

Leave a Comment