Concertos em Família – Cultura, Sociedade e Pessoa

Subordinado ao tema Cultura, Sociedade e Pessoa, o primeiro dos novos Concertos em Família será transmitido no próximo dia 28 de junho de 2020 (domingo) no site/Facebook municipal de Gaia, às 11h00.

Filmados entre o Salão Nobre da Câmara Municipal de Gaia e o Auditório Municipal, nesta inédita edição dos Concertos em Família, os instrumentistas da Orquestra Per Anima dispersam-se por toda a dimensão do espaço preenchendo-o de música, dando assim resposta aos desafios colocados pelo “novo normal”, que impedem que se façam concertos no sítio certo.

O projeto Concertos em Família surgiu em 2019, fruto de um desafio do Pelouro da Cultura à Escola de Música de Perosinho, no sentido de valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas de música do concelho, contribuindo para uma maior aproximação entre instrumentistas e público, e assim proporcionar um espaço de aprendizagem tanto para quem ocupa o palco, como para quem preenche a plateia.

Em cada uma das edições é selecionado um tema de reflexão, onde a música é o mote para o diálogo entre músicos e público sobre se “A Música fala?”, “O que ouvia Beethoven” ou e “Isto é Fado?”, entre tantas outras questões.

Na impossibilidade de uma interação presencial e direta, e estando previstos dez Concertos em Família durante 2020, era imperioso encontrar soluções alternativas, que possibilitassem a sua continuidade.

Tal como refere o Diretor Artístico, o Professor, João Costa, este concerto, mantém os princípios originais do ciclo de Concertos em Família, a que se junta a promoção e valorização do património cultural de Gaia, com especial relevância para os espaços onde a música se fazia ouvir e que neste momento estão vazios e em silêncio. O principal conceito orientador que está na base de todos os Concertos em Família previstos até ao final do ano de 2020 é “encher o espaço de música!”. Por outro lado, a situação de emergência global causada pela pandemia fez emergir novas dinâmicas na sociedade que podem ser vistas como problemas ou oportunidades, nomeadamente no campo da cultura, tradicionalmente um dos primeiros a sofrer com dificuldades em períodos de crise. É, por isso, importante questionar que tipo de articulação pode existir entre Cultura, Sociedade e Pessoa que, de acordo com Habermas, são as componentes estruturais do mundo da vida, vendo a Sociedade não apenas como um conjunto de indivíduos, mas como uma rede de ações comunicativas entre pessoas com o objetivo de manter uma continuidade cultural.

O programa foi selecionado pela sua dimensão simbólica associada ao momento presente, menos preocupado com a coerência estética, mais focado no poder da música como um canal por excelência para uma mensagem de otimismo.

A primeira obra a ser interpretada é You Raise me Up, de Josh Groban, numa versão instrumental de um tema que exulta a capacidade de superação do ser humano.

De Joly Braga Santos, será interpretado o Hino à Juventude, o epílogo da sua 4ª sinfonia. Apesar de se tratar de uma versão instrumental, não podemos de lembrar alguns versos que Artur de Vasconcellos Sobral escreveu para este hino:

Levemente num caminho novo
Onde o cântico é dom,
Poderoso dom de ser-se leve,
Alva flor de som.

Esta edição encerra com uma recriação do famoso discurso de Winston Churchill no filme Dunkirk, cuja tradução (“Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades; um otimista vê oportunidades em todas as dificuldades”) será lida pelo ator David Amorim, enquanto a Orquestra Per Anima interpreta a variação IX (Nimrod) das Variações Enigma, Op.36 do compositor Inglês Edward Elgar.

Tal como acontece nos Concertos em Família presenciais, em complemento à música, são preparadas atividades de enriquecimento cultural que, neste caso serão disponibilizadas através do site cm-gaia.pt durante a transmissão do concerto, que também vai estar disponível através do Facebook municipal – presidentecamaragaia – a partir das 11h00 do dia 28 de junho de 2020 (domingo).

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *