fbpx

Festa de São Gonçalo | 14 jan 2018 | Ruas de Gaia

“O Santo é nosso, o Santo é nosso…o corno é vosso”.
“E ele é nosso! E é, é, é,!”

É com rufar dos bombos, tambores e caixas de guerra que os Mareantes do Rio Douro chamam as pessoas, para prestar homenagem ao seu Santo, percorrendo as freguesias de Santa Marinha e Mafamude, onde se encontra com a comissão Velha e Nova da Rasa.
Os Mareantes são um vasto grupo do qual fazem parte os Mordomos, que transportam, durante a festividade, a imagem de S. Gonçalo (padroeiro dos barqueiros do rio), a cabeça de S. Cristóvão (padroeiro das gentes do mar) e um terceiro elemento, que encarna a figura de São Roque, já as Comissões Velha e Nova da Rasa transportam a imagem de S. Cristóvão e a cabeça de São Gonçalo.
O S. Gonçalo está na rua.
Esta festa não tem música, não tem coreto nem ornamentações. Tem gente, muita gente devota que anualmente cumpre o ritual de acompanhar o Santo, que representa o ano novo que chega com a promessa de fecundidade.
Festa antiga de raiz romana, cristianizada com o decorrer dos tempos, atrai milhares de populares, tendo como ponto alto o tradicional “beijo das cabeças” na Igreja de Mafamude, onde o S. Gonçalo deverá entrar de costas viradas para o altar, sob pena de ficar ali retido até o ano seguinte.
Animação e convívio fazem parte desta romaria, a primeira do ano.

Cortejo dos Mareantes do Rio Douro
Itinerário
14h00 – Inicio do Cortejo

1- Sede dos Mareantes do rio Douro
2- Largo Miguel Bombarda
3- Rua Cândido dos Reis
4- Centro Cívico (junto à Câmara Municipal)
5- Futebol Clube de Gaia
6- Rua Francisco Sá Carneiro
7- Largo dos Aviadores
8- Jardim Soares dos Reis
9- Rua Soares dos Reis
10- Largo Estêvão Torres

16h00/17h00 – Pausa
11- Av. República
12- Rua Raimundo de Carvalho
13- Igreja de Mafamude
14- Corte Inglês
15- Av. da República
16- Câmara Municipal
17- Rua 14 de Outubro
18- Rua 1º de Maio
19- Rua Luís de Camões
20- Rua General Torres
21- Av. Diogo Leite


Interrupções de Trânsito

Festas de São Gonçalo
Interrupções de trânsito e proibições de estacionamento – Mafamude
Por motivo de realização das Festas de S. Gonçalo, em Mafamude, vai ser interrompido o trânsito no dia 14 de janeiro de 2018, das 07H00 às 19H00, “exceto aos moradores”, na Rua Raimundo de Carvalho entre a Travessa Parque da República e a Rua 14 de Outubro, na Rua 14 de Outubro entre a Rua Raimundo de Carvalho e a Rua do Grupo Folclórico de Mafamude e na Rua de São Cristóvão de Mafamude.
Será ainda, proibido estacionar no dia 14 de janeiro de 2018, das 00H00 às 19H00, na Rua Raimundo de Carvalho entre a Rua Joaquim Nicolau de Almeida e a Rua 14 de Outubro, na Rua 14 de Outubro entre a Rua de São Cristóvão de Mafamude e a Rua Raimundo de Carvalho e na Rua de São Cristóvão de Mafamude.

Leave a Comment