fbpx

Mais proteção às crianças

Gaia assinala Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Gaia assinalou a abertura do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. AS Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, em parceria com a Câmara Municipal, evocaram a necessidade de despertar consciências relativamente aos maus tratos contra as crianças e promover a prevenção e a proteção dos seus direitos.

“O problema dos maus tratos continua a ser muito premente. Está, constantemente, na comunicação social, há cada vez mais casos, mas é a face visível do problema. Mas também há os que sofrem em silêncio e não conseguem pedir ajuda. Por isso, nós todos fazemos este trabalho de parceria para tentar ajudar e ser a voz dos que sofrem em silêncio”, afirmou Elisa Cidade, vereadora da Ação Social.

A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e foi marcada pelas atuações dos jovens que frequentam os projetos Escolhas, “Escolhe Vilar” e “Mais Jovem”, que sucederam à partilha de casos reais de crianças vítimas de maus tratos, relatados pelas responsáveis das CPCJ’s de Gaia, Paula Fernandes e Ana Santos.

“Felizmente que se comemora o Mês da Prevenção dos Maus Tratos. Felizmente que estas crianças têm, cada vez mais, parceiros a olhar por si, a cuidar de si, despertos e atentos a uma realidade que, lutando contra dificuldades de parcos recursos, reúnem o esforço dos municípios, da administração central, das juntas de freguesia, das forças de autoridades e das IPSS no trabalho do dia a dia”, realçou Luís Ramalho, representante da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco.

Não obstante, segundo este responsável, “todos os nossos esforços são muito poucos para evitar que o sorriso de uma criança seja convertido numa tristeza, num trauma ou num comportamento menos esperado, resultado de um cuidado que não tem”.

As comemorações do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância estão associadas à Campanha do Laço Azul que simboliza o despertar de consciências relativamente aos maus tratos contra as crianças e à proteção dos seus direitos. A cerimónia encerrou com uma atuação do Coro Entre Laços.

http://www.cm-gaia.pt/portais/_cmg/Noticia.aspx?contentid=1B96808480CO&categoryOID=E8818080808980GC

Leave a Comment