Milhares acompanharam a visita da imagem peregrina

Devoção a Nossa Senhora de Fátima
em dia de comoção nas ruas de Gaia
01-05-2016

Milhares de pessoas acompanharam, no passado domingo, a visita da imagem peregrina da Nossa Senhora de Fátima a Vila Nova de Gaia, que encerrou a deslocação à Diocese do Porto, iniciada a 10 de abril último.

Depois de embarcar no Cais da Ribeira, no Porto, a imagem da santa atravessou o rio Douro em direção a Gaia, acompanhada por cerca de três dezenas de embarcações, entre as quais as dos pescadores da Afurada. Por entre milhares de pessoas e muita comoção, a imagem peregrina desembarcou na Afurada, carregada pelos homens que nesse dia voltariam à faina.

A acompanhar esta derradeira viagem antes do regresso à Diocese de Leiria-Fátima, o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, destacou tratar-se de “um testemunho muito belo e grandioso das multidões que acorreram à passagem da imagem peregrina, que veio ao encontro daqueles que não têm possibilidade de ir a Fátima”, tendo a exemplo referido os pescadores, “que trabalham às vezes com tanto sacrifício e hoje têm a oportunidade de terem aqui a imagem peregrina, que lhes traz a certeza de que a Mãe de Deus os acompanha, os abençoa e os protege”.

Também presente em todos os momentos, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, lembrando que “o nosso país tem um culto mariano muito forte”, sublinhou o conjunto de “circunstâncias fantásticas deste dia: a imagem peregrina entra em Gaia no dia do encerramento desta peregrinação e no dia em que os pescadores da Afurada voltam à faina. Do ponto de vista simbólico, está tudo reunido para que seja um bom momento para todos”, declarou Eduardo Vítor Rodrigues, vaticinando que os pescadores regressariam ao mar com o “coração cheio”.

Da Afurada, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima percorreu, em cortejo motorizado, várias artérias do concelho, tendo parado apenas em frente à Câmara Municipal, onde funcionários da autarquia lhe prestaram uma simbólica homenagem. O percurso fez-se perante os olhares e a emoção de muitos fiéis, até ao Santuário do Monte da Virgem, onde mais uma multidão assistiu a uma eucaristia de celebração do final da visita.

Leave a Comment