Nova “PraÇa” em Gaia

Centro do concelho mais próximo do cidadão
14-03-2016

Gaia vai ter uma nova “PraÇa”. Está em fase de avaliação de propostas o novo edifício de atendimento de 2800m2 que vai reconfigurar a zona das traseiras dos Paços do Concelho. O investimento é de 2,2 milhões de euros e pretende albergar uma zona de atendimento das Águas de Gaia e da Gaiurb.

“Fazer coabitar uma área generosa de serviços e de espaço público com um impacto reduzido e amenizado no terreno, com muito espaço verde, parece-me a solução mais acertada”, salientou Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, na cerimónia de apresentação da “PraÇa”.

Nas traseiras do edifício municipal vai ser igualmente construído um elevador panorâmico, de acesso a cidadãos com mobilidade reduzida. O investimento é de 60 mil euros.

“Bastará lembrar que, sem ajuda de terceiros, uma cadeira de rodas não entra no átrio da Câmara Municipal para se perceber que a situação atual é inadmissível” explicou o Presidente da Câmara.

Para a beira-rio há também novidades na circulação automóvel. A autarquia está a estudar a colocação de trânsito de sentido único ou mesmo interdição automóvel na Avenida de Diogo Leite aos fins de semana. A ideia passa por se usar a via de General Torres como alternativa. Entretanto, o Centro Cultural e de Congressos está em fase de elaboração do modelo de negócio.

“Será um grande centro de captação de congressos e eventos, impedindo que grande parte seja desviada para Lisboa ou Vigo. Por outro lado, precisamos de captar turistas para esta cota mais alta do concelho”, contextualizou Eduardo Vítor Rodrigues.

A Câmara Municipal planeia, ainda, intervir na requalificação do Auditório Municipal e da sala da Assembleia Municipal. Este último projeto insere-se num próximo passo de renovação dos serviços técnicos da autarquia. O projeto é da autoria da arquiteta municipal Joana Almendra.

O evento ficou marcado pela atuação de Pedro Ludgero e Mariana Paiva, da Academia de Música de Vilar do Paraís

Leave a Comment