Entrada gratuita no Parque Biológico de Gaia

  • por

Fins-de-semana gratuitos

Todas as Quintas-feiras e Domingos de Agosto vão ser dias de entrada livre no Parque Biológico de Gaia, com excepção dos dias em que haja actividades agendadas. As entradas gratuitas existem apenas ao fim-de-semana, mas pensando naqueles que trabalham nesses dias, a Câmara de Gaia decidiu transferir, as entradas grátis dos sábados para as quintas-feiras.

Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.

Composição do Parque Biológico

O Parque Biológico é composto por um conjunto de quintas antigas, com trilhos de descoberta, árvores e plantas próprias da região e animais. Mas o parque é, também, uma pequena reserva natural de fauna e flora, com mais de 40 espécies de aves selvagens e outras tantas visitam-no durante as migrações. Não é uma reserva natural, nem um jardim zoológico, nem um jardim botânico, mas tem um pouco de tudo isso.

O flamingo é a ave nacional das Bahamas. São aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas.

Fins-de-semana gratuitos

Todas as Quintas-feiras e Domingos de Agosto vão ser dias de entrada livre, com excepção dos dias em que haja actividades agendadas. As entradas gratuitas existem apenas ao fim-de-semana, mas pensando naqueles que trabalham nesses dias, a Câmara de Gaia decidiu transferir, as entradas grátis dos Sábados para as Quintas-feiras

 

De cerca de 37 espécies reconhecidas como raposas, somente 12 pertencem ao género Vulpes das “raposas verdadeiras”, do qual a raposa vermelha é a mais comum.

Centro de recuperação de animais selvagens

Integram ainda no Parque um centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro, e um viveiro que produz anualmente milhares de plantas, de mais de 300 espécies, destinadas ao próprio parque e aos espaços verdes públicos do concelho de Gaia.

Os esquilos pertencem a uma grande família de mamíferos roedores de pequeno e médio porte conhecida como Sciuridae.

Recepção de 10.000 espécimens

O Parque Biológico tem uma forte política de ajuda animal, tendo recebido e ajudado mais de 10.000 espécimen. Alguns têm redes e vidro para a sua protecção e a dos visitantes, por isso, há que ter cuidado para não te apoiares nestas estruturas.

Geralmente, a lontra tem hábitos nocturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento.

Património natural

O Parque Biológico de Gaia é um espaço verde de eleição, com um percurso de descoberta da natureza muito atractivo. Agrega um conjunto de antigas quintas que foram aproveitadas para mostrar parte do património natural e cultural do nosso país.

Exposições, ateliers e oficinas

Há exposições, parque de merendas, caminhos delineados, ateliers, oficinas, uma galeria fotográfica e zonas de animais (selvagens como grous, garças, milhafres, bisontes, raposas, javalis e domésticos como cavalos, vacas, galinhas, entre outros). O Parque tem também disponível uma loja, um restaurante e um parque de auto-caravanas.

Como Chegar:

– De autocarro de carreira pública

Sair no centro do Porto e apanhar no Parque das Camélias (junto a Praça da Batalha) um autocarro da MGC Transportes com destino a LEVER/MOSTEIRÓ/CANEDO ou Crestuma.
Pedir ao motorista para sair no Parque Biológico.
Uma passagem metálica elevada permite entrar directamente no Parque Biológico, a partir da paragem dos autocarros da EN 222.

 – De automóvel ou autocarro

Se vier na sua própria viatura, siga assim:

– Sentido Norte

Vindo do Norte, de Braga ou de Bragança, siga o IP1/Ponte do Freixo. Passada a Ponte do Freixo, optar pela 2.ª saída, placa “Castelo de Paiva/Avintes”, e voltar a sair em “Castelo de Paiva/Avintes”. Está na Estrada Nacional 222; o Parque fica 1 km à frente – siga as indicações. Na rotunda de Avintes, vire à esquerda e siga as placas “Parque Biológico”

 – Sentido Sul

Vindo do Sul, pela auto-estrada Lisboa/Porto, após a última portagem, siga em frente pelo IP1/Ponte do Freixo.Vire na primeira saída, placa “Castelo de Paiva/Avintes”. Está na Estrada Nacional 222; o Parque Biológico fica 1 km adiante – siga as indicações. Na rotunda de Avintes vire à esquerda e siga as placas “Parque Biológico”.

– Sentido Porto

Vindo do Porto, se estiver no centro, opte pela Ponte do Infante, e siga a sinalização até chegar à Estrada Nacional 222; uma vez chegado ali vire no sentido Avintes, e siga cerca de 5 km e encontrará a sinalização do Parque Biológico. Na rotunda de Avintes vire à esquerda e siga as placas “Parque Biológico”.

– De comboio

Vindo do Norte ou do Sul, há que sair na Estação da CP das Devesas/Gaia e usar os transportes públicos até à Câmara Municipal de Gaia e, da Câmara de Gaia até ao Parque Biológico, os autocarros.

 – De metro

Deve escolher a Linha Amarela – Hospital S. João – D. João II. A última paragem fica na Av. da República. Depois encontra os autocarros para Avintes (são cerca de 12 minutos de viagem).

 

 

Parque Biológico de Gaia

4430-681 Avintes

Tel. 22 787 81 20 | geral@parquebiologico.pt

 

Adaptado de: Camara Municipal de Vila Nova de Gaia