Plano Municipal da(s) Juventude(s)

  • por
Os jovens disseram “sim” ao novo Plano Municipal da(s) Juventude(s) no passado dia 12 de julho, numa sessão extraordinária do Conselho Municipal da Juventude.
Destinado à população jovem entre os 13-30 anos que vive, estuda, trabalha ou visita o concelho, bem como às pessoas que trabalham ou fazem voluntariado com jovens, o Plano vai nortear as políticas de juventude até 2021.
O Plano Municipal da(s)Juventude(s)é um projeto pioneiro que começou em setembro de 2015 com a realização de 88 entrevistas a serviços municipais, agentes locais e peritos de juventude. Entre janeiro e abril deste ano realizou-se o ciclo de diálogo estruturado “Mais Voz à Juventude”, que envolveu mais de 300 participantes e 15 juntas de freguesia. O “Mais Voz à Juventude” foi concluído com a 1ª Conferência da Juventude de Gaia, que debateu a participação jovem e as linhas orientadoras do Plano.
Este processo tem vindo a ser considerado um modelo inspirador. Foi já apresentado em eventos de referência na área da juventude como a 2ª Academia de Desenvolvimento Juvenis, o 15º Encontro Nacional de Associações Juvenis e a 5ª edição da MedUni, que se realizou na Tunísia.