fbpx

Presentes Natal – Teaser

Presentes Natal O período atual em que vivemos veio trazer claras alterações sociais provocadas pelas restrições a que todos estamos sujeitos. Para além da saúde, da cultura, da economia, da educação, do lazer, e de muitas outras áreas da nossa vida em sociedade, um dos hábitos que dávamos como adquirido era a possibilidade de movimentação e de reunião. É apenas quando algo tão simples e tão característico do comportamento humano nos é retirado que sentimos a sua importância para a nossa vida.

No caso dos músicos, as restrições impostas condicionam dois aspetos fundamentais: o prazer de fazer música em conjunto e a possibilidade de partilhar o produto dessa prática com o público num concerto ao vivo, numa partilha em que a comunicação é bidirecional e intersubjetiva.


O concerto que aqui apresentamos, o último da série Concertos em Família 2020, e a provocação feita pelo seu título, contêm um duplo significado. A um questionamento (talvez mesmo uma crítica…) ao consumismo e ao foco na dimensão material associada aos presentes de Natal, opõem-se a valorização do “estar com os outros”, de estarmos presentes no Natal.

Num momento em que as manifestações culturais ao vivo estão muito limitadas, este concerto, realizado sem a presença de público, é uma oportunidade para estarmos juntos, fazendo música e, ao mesmo tempo, mesmo que a uma distância física, estarmos presentes no Natal de muitas outras pessoas. É o nosso presente imaterial e uma forma de desejarmos, com a proximidade possível, um bom Natal a todos os que connosco partilham este momento que é especial para nós… esperemos que também para quem o recebe.

Presentes Natal

PROGRAMA

SLEIGH RIDE de Três Danças Alemãs K. 605
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
PANIS ANGELICUS
César Frank (1822 – 1890)
EM ESTILO POPULAR de Duas Melodias Nórdicas Op. 63 Edvard Grieg (1843 – 1907)
NATAL conto de Miguel Torga (1907 – 1995)
ADESTE FIDELIS
D. João IV (1604 – 1656)
ALLEGRETTO de Quatro Danças Escocesas Op. 59 Malcolm Arnold (1921 – 2006)
HISTÓRIA ANTIGA (in ‘Antologia Poética’) poema de Miguel Torga (1907 – 1995)
O HOLY NIGHT
Adolphe Adam (1803 – 1856)
O PEQUENO TAMBORILEIRO Kennicott Davis (1892 – 1980)
A CHRISTMAS FESTIVAL Leroy Anderson (1908 – 1975)

Leave a Comment